jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2022
    Adicione tópicos

    As 10 Empresas que mais cresceram na pandemia e a Sociedade da Informação

    Evolução da comunicação e da informação e a influência nos negócios B2B e B2C

    Brenda Stofel, Advogado
    Publicado por Brenda Stofel
    há 2 anos

    Certamente você já ouviu a expressão: "Enquanto alguns choram,outros vendem lenços". Mesmo em meio a pandemia causada pelo Covid-19, algumas empresas decolaram suas ações, aumentando seu valor de mercado, graças a chamada "SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO".

    Já conhecia esse conceito? Se não, vamos entendê-lo brevemente de forma aplicada.

    A Sociedade da Informação surgiu no século XX e diz respeito a nossa sociedade atual, onde a informação se tornou uma ferramenta de fácil acesso e essencial para o desenvolvimento pessoal, econômico e cultural. Nessa sociedade, o processo de comunicação e acesso a informação se tornou mais ágil e eficiente, sendo a base de influência principal das organizações e negócios.

    O eixo principal dessa análise teórica e conceitual, serve para explicar que os serviços baseados no conhecimento são convertidos na estrutural central da nova ordem econômica.

    Assim, há uma importante alteração no setor de serviços pois aumenta os cargos vinculados ao conhecimento. O conhecimento é visto como propulsor da concorrência entre as empresas, de forma que a pesquisa e o desenvolvimento ao lado das inovações tecnológicas se tornem o centro de atenção dos países que buscam o desenvolvimento. Isso é a integração da internet e da tecnologia da informação e comunicação como importantes fatores sociais e econômicos.

    Com a evolução da comunicação pela criação de inteligência artificial e tecnologias da informação e comunicação (TIC's) a era digital deu às pessoas mais acesso a informação, o que gerou a necessidade de criação de ferramentas que auxiliem os navegantes e consumidores a assimilar tais informações. Por consequência, isso causou grande impacto na cadeia de consumo e na tomada de decisão, ligada aos conceitos de comunicação contemporânea, facilidade nas transações econômicas, mobilidade virtual, influência e marketing.

    Desta forma, a internet hoje é uma verdadeira locomotiva da economia mundial que serve à sociedade da Informação. A Consequência positiva das empresas que estão inseridas neste contexto é traduzida em números e nos valores de mercado.

    E o que elas têm em comum ? É que essas empresas qualificam seu business seja no comércio B2C,sempre analisando a necessidade do cliente, o desejo de consumo, o valor agregado ao produto e os componentes emocionais (ex: impulso de compra) como também no comércio B2B, que o negócio é efetivado através da boa relação entre custo e benefício.

    Confira agora as 10 empresas que mais cresceram durante a pandemia e aumentaram o seu valor de mercado, segundo estudo realizado pela Revista Época:

    Amazon: $ 2 trilhões;

    Microsoft: $ 1,4 trilhão;

    Apple: $ 1,1 trilhão

    Tesla: $ 567 bilhões;

    Tecent: $ 486 bilhões;

    Facebook: $ 448 bilhões;

    Nvidia: $ 83,3 bilhões;

    Alphabet: $ 375 bilhões;

    PayPal: $ 343 bilhões;

    T Mobile: $ 313 bilhões;



    Bibliografia: Pipe Drive;Revista Época; Gisele Leite: Sociedade da Informação vrs. Sociedade do Conhecimento; Valquiria Ferraro: A Sociedade da Informação na Economia Globalizada: Alguns Aspectos do Direito Cibernético.

    Informações relacionadas

    Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
    Artigoshá 4 anos

    O papel do Direito na Sociedade em Rede: Internet das Coisas (IoT)

    Artigoshá 6 anos

    Sociedade em rede

    Lucas Scattone, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    A legalidade fundamental do grampo telefônico na sociedade da informação

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)